COLEGIO DA BELOURA
  • Home page
  • Sobre nós
  • Project To Be
  • Project Be Blue
  • Cambridge Edu. Partner
  • Projeto Educativo
    • Leia Aqui >
      • Perguntas e Respostas
  • Galeria de fotos
  • Reportagens televisivas
  • Secretaria
    • Horários
    • Ementas
    • Inscrição
  • Notícias / Artigos / Newsletter
  • Politica de Cookies
  • Politica de Dados
  • EcoEscolas
Inovação no Ensino.

perguntas e respostas frequentes

O Colégio segue os programas do Ministério da Educação? Ensina o que as outras escolas ensinam?
Sim. O nosso Plano Curricular é rigorosamente o mesmo de qualquer escola portuguesa, conforme definido pelo Ministério da Educação. Os objetivos curriculares estão impressos e afixados nas paredes de cada sala (listas de verificação), assim como enviados aos pais, no início de cada ano letivo. Todos os alunos e pais sabem que aqueles conteúdos têm de ser aprendidos. No entanto, o professor permite o estudo de outros temas do interesse dos alunos, desde que adequados e pertinentes.

O que torna este Colégio diferente?
A forma como trabalhamos os conteúdos e a importância que damos ao desenvolvimento das competências. 
Valorizamos os conteúdos definidos pelo Ministério da Educação, mas também o desenvolvimento das competências académicas que nos levam ao conhecimento. Para o desenvolvimento destas competências, recorremos ao cenários educativos - ver CCL em Organizações Internacionais - de forma a tornar os alunos agentes ativos, críticos e independentes. 
O ponto de chegada é o cumprimento do programa definido pelo Ministério (conteúdos) e a aprendizagem de outros temas importantes.  
Se, numa sociedade em rápida transformação, os alunos souberem aceder autonomamente à informação e transforma-la em conhecimento mobilizável, então estarão em condições para se adaptar às necessidades de aprendizagem constante.

Esta forma de ensinar, em que eles são mais ativos na procura do conhecimento, não contrasta com o método mais tradicional?
Todos os professores usam diversos métodos. Nas nossas aulas há momentos mais dirigidos - o professor ensina e os alunos ouvem - tal como há momentos mais interativos - todos contribuem para a construção do conhecimento. Assim como nas escolas ditas tradicionais existem estes dois momentos. A diferença está no grau: enquanto nós temos uma percentagem menor de momentos dirigidos, este domina as aulas tradicionais. 

Porque é que investem tanto no ensino do inglês com padrões internacionais?
O Colégio é um Centro Oficial de Exames Cambridge. Nos exames anuais da Cambridge University, os nossos alunos são avaliados nas competências de compreensão, expressão oral e escrita. Saber falar e escrever corretamente em inglês é uma competência fundamental nos dias de hoje. Embora sejamos uma escola portuguesa, queremos que os nossos alunos dominem a língua que lhes permite comunicar sem restrições com qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

Aqui aprendem a dizer o que pensam e a argumentar. Não se tornam insolentes?  
Quando treinamos os alunos a expor um ponto de vista, também os treinamos a serem adequados, respeitosos e pertinentes. Isto inclui também saber ouvir e integrar os pontos de vista dos outros. A liberdade implica responsabilidade e não se confunde com insolência. Este treino diário de aprender a argumentar é também um treino diário de respeito pelas diferenças de opinião. 

É muito raro encontrar uma escola em que haja acesso direto a tecnologia de última geração. Como é que eles de adaptam a esta novidade?
Os alunos, mesmo muito novos, têm muita facilidade em adaptar-se às tecnologias. Os sistemas operativos são muito intuitivos. O uso do iPad em sala de aula é exclusivamente como instrumento de trabalho. As aplicações são atrativas, desafiantes e motivadoras. Estão desenvolvidas de forma a tornar o estudo agradável.

Porquê que optaram por esta oferta educativa?
Queríamos oferecer um modelo de ensino que integra práticas e recursos de última geração, de acordo com as orientação educativas mais atuais, tal como oferecem as escolas internacionais. Mas não perdemos a nossa identidade - somos uma escola portuguesa - e temos preços adequados à realidade portuguesa. Este é a garantia de que o seu investimento em educação tem valor efetivo num futuro muito próximo. O que colocamos em prática já está a ser desenvolvido em muitos países da Europa e está a ser acompanhado de perto pelo nosso Ministério da Educação (ver http://erte.dge.mec.pt/index.php?section=1).

Outras questões
Poderíamos tentar antecipar outras questões, mas receamos que sejam variações do mesmo tipo de preocupação “O que é melhor para o meu filho?” Marque uma conversa connosco, que respondemos a todas e quaisquer questões.


Copyright @ 2020 | Colégio da Beloura | Quinta da Beloura Alameda da Fonte Velha, Nº 37 - 39, 2710-694 SINTRA